domingo, 20 de setembro de 2009

O Educador


O Educador de Infância é, legalmente, uma profissional que tem a sob a sua responsabilidade e orientação uma classe infantil (entre os quatro meses e os cinco anos de idade).

É da sua competência organizar e aplicar os meios educativos adequados ao desenvolvimento integral da criança (psicomotor, afectivo, intelectual, social, moral, entre outros).

No dia-a-dia, o educador de infância, que tem sempre ao seu lado uma ou mais auxiliares para o desempenho da sua função, acompanha a evolução das crianças pelas quais é responsável e estabelece contactos com os pais no sentido de se obter uma acção educativa integrada.

Para uma intervenção Educativa com qualidade, as educadoras devem considerar alguns princípios básicos na metodologia que utiliza no seu trabalho directo com as crianças:


  • Organizar o contexto educativo (espaço, materiais, tempo, clima, grupo) onde o jardim-de-infância funciona, de forma motivadora e adequada à idade e ao desenvolvimento das crianças para proporcionar-lhes experiências variadas e com sentido;
  • Acolher as crianças estabelecendo com elas relações afectuosas, construindo um ambiente seguro e um clima de interacções positivas baseado na confiança, empatia e respeito mútuo. Dar particular atenção à qualidade da sua relação com as crianças, cujo desenvolvimento ou adaptação ao jardim-de-infância lhe parece mais difícil, procurando ajudá-las a uma boa integração;
  • Adequar as actividades e as experiências ao nível do desenvolvimento e às necessida-des das crianças;
  • Utilizar metodologias globalizantes centradas na criança (nas suas possibilidades e interesses), dando liberdade e o tempo para a criança experimentar, comparar, combinar os materiais, entrar em relação com os outros e descobrir o meio que a cerca numa educação orientada para a autonomia e para a cidadania responsável;
  • Deixar a criança aprender através da sua própria acção. A aprendizagem activa estimula a imaginação e incentiva a criança a ter uma boa imagem de si própria. Nesta prática pedagógica a criança é tomada como o centro da aprendizagem, participando, colaborando e manifestando os seus interesses, exercitando a sua iniciativa e autonomia;
  • Favorecer o prazer que as crianças têm pela descoberta e pela pesquisa, através da qual se realizam um conjunto de actividades viradas para a acção. Durante este processo vão adquirir competências, atitudes e saberes;
  • Promover e apoiar actividades lúdicas, favorecendo e apoiando o jogo e as brincadeiras da criança, de acordo com as áreas de conteúdo numa perspectiva integrada. Valorizar os conhecimentos que as crianças já trazem e criar urn ambiente estimulante e seguro, para elas construírem aprendizagens significativas;

A prática pedagógica das educadoras é encaminhada por objectivos tendo em vista resultados a atingir para o sucesso educativo de todas as crianças. Essa intenção exige que a educadora observe, planeie e avalie a sua acção; que articule com a família e com outros parceiros educativos, comunicando os resultados da sua intervenção. Estas características do trabalho da educadora implicam, para além do seu trabalho directo com as crianças, o desempenho de outras funções específicas:

  • Observar as crianças a fim de obter informações que lhe permitam conhecer a diversidade das suas experiências e vivências no contexto familiar e no meio onde as crianças vivem, bem como dos níveis de desenvolvimento psicomotor, social, afectivo, cognitivo e linguístico muito diferentes. A observação da criança e do grupo leva ao conhecimento das suas capacidades, interesses e dificuldades, constituindo a base do planeamento e da avaliação;
  • Detectar dificuldades (sensoriais, motoras ou outras) de forma a encaminhar o seu tratamento precoce e zelar pela saúde e higiene das crianças;
  • Planear, avaliar e reajustar a sua intervenção junto das crianças, os espaços, os materiais e o tempo, com base nas observações dos seus interesses e necessidades, para poder proporcionar actividades com sentido e integradas nos vários domínios curriculares, bem como as propostas implícitas ou explicitas das crianças;
  • Avaliar, registar e comunicar os progressos realizados por cada criança, bem como a natureza e a eficácia da sua própria acção pedagógica em função dos objectivos da educação pré-escolar;
  • Envolver as famílias e a comunidade, consciencializando-as para a participação e envolvimento activo no trabalho desenvolvido no jardim-de-infância e ainda solicitar o apoio e colaborar com os parceiros, nacionais e internacionais, que trabalham em benefício da criança;
  • Facilitar a transição das crianças para a escola, colaborando com os professores do 1° Ciclo no sentido de uma efectiva articulação entre os dois níveis educativos;

Por último, o educador deve proporcionar as condições necessárias para que cada criança tenha uma aprendizagem com sucesso.



Cozinheira



A trabalhadora exerce as funções de cozinheira, sendo responsável ... pela cozinha da instituição, bem como pela limpeza, conservação e correcto acondicionamento de todos os produtos necessários à confecção das refeições.






O Patinhas Jardim Infantil, Lda.

Rua Nossa Sra. Fátima 464
4050-426 Porto


Tel: 226 067 818
email:
o.patinhas@hotmail.com

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